Prospecção Arqueológica em UHE
A região do estado de Mato Grosso do Sul, não há registro de pesquisas arqueológicas, no entanto pode-se constatar pesquisas de cunho acadêmico realizadas no período de 1985 a 1989 por Schmitz, na região do alto vale do Rio Sucuriú. Este projeto pioneiro para a região possibilitou uma primeira abordagem da cultura pré-histórica da porção sudeste do MS, tendo sido identificados sítios arqueológicos com manifestações rupestres e sítios pertencentes a grupos de caçadores-coletores, agricultores ceramistas.
Localizado na bacia do Rio Verde, afluente do Rio Paraná, na área dos municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara, a Usina Hidrelétrica de São Domingos, contou com o trabalho de Levantamento Arqueológico e Prospectivo. O trabalho fez parte da exigência do Ibama para o licenciamento prévio de construção de construção da UHE.
Os trabalhos foram desenvolvidos em duas etapas, a primeira pelo arqueólogo Antônio Moura, Múcio Aguiar e José Luiz Mota Menezes. A segunda etapa, pelo arqueólogo Onésimo Santos.